Quem sou eu

Minha foto
Sou FLAVIA, apaixonada pela minha família, agradecida a Deus por tudo que ELE é e faz na minha vida. Tenho um um lindo LAR DOCE LAR mas não entendo nadica de decoração! Aprendi que homens constroem casas e mulheres constroem lar! Nessa estrada da vida tenho muito que aprender e compartilhar.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Eneagrama , fiz aprovei e recomendo!



Olá pessoal.







Essa semana estou em momento de reflexão profunda. Meu “EU” está burbulhando dentro de mim com muitas questões que vieram a tona depois do curso de Eneagrama que fiz nessa ultima semana.


Pra quem não sabe o Eneagrama é um antigo sistema de sabedoria.


Procurando no google se acha muita informação sobre o que é... mas trago aqui minha experiência.


Tudo gira em torno dos nove tipos de personalidades ou nove egos, ou nove personagens , como queiram chamar.... além desses tipos existem os subtipos o que explica o que difere uma pessoa com o mesmo tipo ser diferente da outra.


Complicado para explicar mas maravilhoso de ter vivenciado. O curso vai além de tipologia, ou seja, vai além de você descobrir quem vc é dentro dos nove tipos de personalidades.


O encanto está em perceber quem são e porque agem as pessoas de cada tipo e ajuda na identificação do padrão de conduta ou seja; o que nos leva a agir de determinada forma e por que damos sempre a mesma resposta emocional em relação a algum estímulo


Em resumo o eneagrama é uma ferramenta de auto conhecimento.

Foi hilário identificar meu marido, minha mãe meu irmão, (Fabi vc ainda não sei quem é viu! Rs ) minha colega de trabalho e rir (e também refletir e chorar) com as explicações de como eles são , porque são e porque eles agem de determinadas maneiras.


O curso é rico, tão rico que não paga o que custa, jamais teria feito se não tievsse ganhado de presente de uma amiga muito querida Ana Crisina.


Quando eu me identifiquei dentro do eneagrama tomei um susto, meu chão se abriu, chorei até... (coisa fácil) foi duro me ver dessa forma.. mas entendi porque de muita coisa, de alguns comportamentos repetitivos. Não vou ficar falando do que sou, quem sabe em outro post quando tiver digerido tudo!
Enfim só fazendo pra saber. Eu recomendo muito. Quem quiser se aventurar entre no site da Dra fátima Caldas que é neurologista e psicoterapeuta, ela ministra o curso de forma singular.


Aqui nesse link tem os nove tipos, entre os nove estão a preguiça, avareza, inveja, soberba, orgulho, vaidade, gula, medo e ira. Qual será o seu ?


Diferente do que muitos imaginam a primeira vista o nome não significa ao pé da letra o que a palavra diz, por exemplo, a inveja não significa que a pessoa é invejosa, e sim que ela tem um sentimento melancólico, que reclama, que olha para o que falta mas não no sentido de invejar o outro.


Se vc quiser saber mais clique aqui pra saber os nove tipos ou aqui pra visitar o site da Fátima Caldas .

O link é esse para quem quiser copiar
http://www.fatimacaldas.com.br/eneagrama.html

Gsotaram?



Foi bom dividir com vcs! foi util pra mim!


OBS: gentem cometi uma grande falha... esqueci de publicar 2 antes e depois que estava perdidos no meu e-mail. Farei essa semana... aguardem!


bjs

Flá
vi
a

2 comentários:

  1. Que legal, hein Flá?! Parece ser muito interessante, vou visitar a Fátima pra saber mais. E volto aqui para ver esses antes e depois. ;) Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Flavitcha!
    Concordo que o Blogger está conspirando contra nós! E contra outras blogueiras tbm! Tem um bando de blogs que eu adoro visitar, que não atualizam na minha lista. Sorte é que eu sei os endereços de cór!
    Achei super interessante esse eneagrama! Não conhecia! Sou super adepta das práticas alternativas que visam o bem estar! Vou ler mais sobre isso!
    Ai, menina! Quero ver essa mesa de jantar, hein? Já vai dar outro "tchan" na sala, né? Curiosa, muito curiosa! rsrs
    Um beijo!
    Paulinha

    ResponderExcluir

Comenta!Comenta!Comenta!Comenta!Comenta!Comenta!Adoro receber comentários!