Quem sou eu

Minha foto
Sou FLAVIA, apaixonada pela minha família, agradecida a Deus por tudo que ELE é e faz na minha vida. Tenho um um lindo LAR DOCE LAR mas não entendo nadica de decoração! Aprendi que homens constroem casas e mulheres constroem lar! Nessa estrada da vida tenho muito que aprender e compartilhar.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Com cortinas ou sem cortinas?



Cortinas sempre deram muito trabalho por onde morei. Na casa da minha mãe era É uma novela, tirar as cortinas pra lavar  era É um drama, um baita trabalhão. E esse ritual acontecia de 6 em 6meses, só lembro que no Natal era sagrado, a casa tinha que estar todo linda com as cortinas branquinhas e cheirosas , tudo de bom!! Mas aja trabalho!!

Na minha casa eu cai na besteira de comprar uma cortina que é colocada nas argolas com lacinho, uma a uma, acho que tem umas 40 argolas. É linda mas aff! Quanto trabalho.


Nãão são esses lacinhos simples não... é que não achei foto mais parecida... os lacinhos são enlouquecedor, minusculos e no forro. Eu passava horas  fazendo isso na hora de colocar e meus dedinhos ficavam doloridos!!



Agora depois da reforma minha dúvida é; coloco a bonita e trabalhosa cortina ou deixo sem?

Achei uma imagem nesse blog



Só que como disse na parte da sala de Tv que fica próximo da janela vou ter Rebaixamento de teto, isso quer dizer que não será como o da foto... e sim o teto rebaixado próximo da janela. Ta dando pra imaginar?


Hum vou postar foto da obra o quanto antes....

Lógico que uma cortina trás aconchego e tal... mas ontem fui visitar uma casinha muito charmosa do sogro de uma amiga minha. A casa acabou de passar por uma reforma , ta um mimo, e na sala não tem cortina! Ficou mais leve, mais arejado, mais limpo sei lá!

É +- assim a janela... mas tava aberta! Ar correndo livre! Que maravilha!!!


A janela é de madeira como será a minha e ela colocou os vidros jateado assim quando eles querem privacidade é só fechar a janela e ninguém lá fora enxerga o que se passa lá dentro.

Como estou na semana de colocação do gesso preciso definir isso, pq minha cortina não vai mais combinar com a sala que terá a parte de frente pra janela de placa de gessos rebaixado ou seja aquele babado bonito da cortina não vai ter pq nem cabe entre o teto e a janela... vou ter que comprar outra... e então pensei pq que não deixar sem?


O que vcs acham?


Posso claro deixar um espaço para se mudar de idéia colocar a cortina, mas por hora to pensando em deixar sem nada.

O dilema é... se for deixar sem o vidro tem que ser o jateado e se for ele é mais caro... e tenho medo de com o tempo e com a limpeza não ficar tão bonito...




Ahhhhhhhhhhhh, e como sempre vejo a polêmica sobre como limpar vidro jateado , o que surgiu de monte nos comentário do blog da Mari Mari, Brincando de casinha nesse post aqui ai vai uma dica que li  sobre limpeza








Manutenção e limpeza dos vidros


Se você não souber a maneira correta de limpar os vidros, eles ficam opacos e com a aparência de sujos. Aprenda algumas técnicas.


1. Se o vidro se encontrar muito empoeirado ou engordurado passe antes apenas papel (absorvente ou jornal) ou sumo de limão.


2. Misture partes iguais de água quente e vinagre não diluído. O vinagre não diluído retirará também manchas. Use um pano que não solte fiapos ou papel do tipo absorvente ou jornal amassado.


3. Quando a limpeza não for tão pesada passar apenas álcool resolve bem.


4. Evite lavar os vidros ao sol, pois este seca rapidamente os produtos deixando marcas.


5. Faça movimentos verticais de um lado e horizontais do outro lado do vidro. Assim, ficará mais fácil perceber de que lado são necessários os retoques.


Idéias, sugestões, parpitesssssssss, adoro!!!
E ai!  COM CORTINA OU SEM CORTINA???


Bjs

Flávia

8 comentários:

  1. Olá Flávia!
    Não pude deixar de comentar este post pois tinha o mesmo problema na casa da minha mamis (as cortinas eram em trilhos e eu odiava pendurá-las). Quando me casei, optei por cortinas leves, com argolas e penduradas em varão. Posso colocá-las com ou sem as argolas dentro da lavadora, e após a lavagem eu as coloco direto no varão. Abro as janelas e elas secam rapidinho!!! Vou fazer hoje um post só sobre cortinas, dá uma passadinha lá! Bjocas!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávia. Amei sua visita no meu bloguinho! Volte sempre. Aqui em casa tenho uma cortina q as argolas são feitas da própria cortina..praticidade total e bonitinha. Não sou muito fã de cortinas não as persianas são melhores...Seja feliz com sua decoração e coloque o q quiser e o dinheiro der..rs

    ResponderExcluir
  3. Oi Flávia! Obrigada pela visita; tb estou te seguindo.
    Gostei das histórias da sua reforma.
    Concordo com vc que cortina dá muito trabalho.
    Que Deus continue abençoando o seu projeto. Apareça sempre, tá?

    ResponderExcluir
  4. Acho que as cortinas emolduram a janela.
    Acho que vc deveria apostar nelas sim! Concordo com a Pri Araújo: Leves e de argolas!
    Se vc quiser adaptar a sua com argolas, acho que dá, num dá?
    Beijo!
    Paulinha
    Reformando Nosso Apê

    ResponderExcluir
  5. reforme as cortinas se elas estiverem boas!
    tire os lacinhos e coloque tiras, sei lá.
    mas eu não faria desenhos no vidro.
    CANSA.
    compromete a decoração.
    acabe a reforma.
    "sinta " o ambiente
    depois ou reforme pra uam cortina mais clean... ou assuma que não vai usar cortina
    mas acho qeu cortina complemeta.
    Lilly
    http://coisadelilly.wordpress.com e
    http://blogdareforma.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Oiii,

    Acho que as cortinas deixam um ar aconchegante, mas no seu caso vale apena tentar ficar sem. O que vc pode fazer é deixar sem e após a decoração colocar.
    Sabe q pode contar comigo!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Flávia! td bem?

    Eu não gosto de cortinas, por causa da minha rinite, e porque tive algumas experiências traumatizantes como as suas. Mas sei que elas dão um ar aconchegante.

    Acho o vidro jateado bonito, mas não manjo da manutenção deles, já anotei suas dicas, to aprendendo com vc.

    Uma outra opção seria usar o tecido da cortinha e fazer uma pequena, só para cobrir a janela. o que acha? Mais simples, sem babados, já que sua sala já será chiquérrima com a canjiquinha. ;) Falando nisso, como está o trabalho do seu Evaldo por aí, está curtindo?

    Beijos Flá! E todas as opções que vi por aqui são boas, vc está cheia de alternativas ótimas.

    ResponderExcluir
  8. afffff na casa d minha mãe era horrivel, uma luta cada vez que tinha que lava-la e acho que ela tinha umas tres camadas de pano. Daí peguei um trauminha de cortina, agora que comprei uma pra sala porque é ruim de assistir tv quando está muito sol. A minha é de varão com argolas e só com um pano pra não dar trabaho!!!Acho que é a melhor opção!

    ResponderExcluir

Comenta!Comenta!Comenta!Comenta!Comenta!Comenta!Adoro receber comentários!