Quem sou eu

Minha foto
Sou FLAVIA, apaixonada pela minha família, agradecida a Deus por tudo que ELE é e faz na minha vida. Tenho um um lindo LAR DOCE LAR mas não entendo nadica de decoração! Aprendi que homens constroem casas e mulheres constroem lar! Nessa estrada da vida tenho muito que aprender e compartilhar.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Remédio que emagrece




d  I e T a

... um dos motivos que me deixou down essa semana foi esse! Ai fui atrás de informação né... alias quem quer emagrecer sabe como, entende tudo sobre o assunto, já leu tudo que é matéria, ao menos eu sei que sei como emagrecer... , sempre soube... minha irmã uma vez disse que se eu não passasse fome não ia emagrecer nunca e quer saber?  É verdade!  
Não que eu precise morrer de fome... é que hoje eu sou assim;  deu fome? eu como na hora! Nunca espero a hora certa, ou espero pela fome tendeu? Assim é ruim né? não vou perder peso nunca!

Todos os remédios de dieta já tomei. Até os mais modernos que minha irmã me mandou, a tal ílila da felicidade sabem? (5htp) , mas nada adiantou até porque eu nunca tomo como deveria ser tomado.
É sempre assim dia sim dia não! 4 dias não 1 sim e por ai vai.

Mas vamos ao que interessa.  Li essa matéria aqui e gostei por isso estou compartilhando com quem gosta do assunto! Leiam....


Qual será o verdadeiro remédio para emagrecer? Essa é uma busca cultural desenfreada, tanto da indústria farmacêutica, quanto dos interessados em sua utilização.

Porém, na medida em que remédio diz respeito a qualquer substância ou recurso que utilizamos para obter a cura, é muito relativo essa busca desenfreada. Curar é recobrar a saúde e, para tal, é necessário, segundo o conceito de remédio, fazer uso de substância e/ou recurso. 

De que forma o emagrecimento pode se beneficiar dessa perspectiva? Onde as ferramentas são interpretadas sob o ângulo de fora para dentro? O que faz o entendimento sobre a palavra remédio recair em aspectos concretos, objetivos e materializados? O que determina a conclusão, antecipada e limitada, de que a substância e o recurso surjam em forma de medicamento? Aqui encontramos um ponte de corte a respeito do tema discutido.

Remédio não é o mesmo que medicamento. O primeiro é amplo, enquanto possibilidades diferenciadas que englobam o segundo, ou seja, um medicamento pode ser um remédio, mas um remédio não necessariamente precisa ser um medicamento.

Medicamento é um produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. 

Então, você deve estar se perguntando 'Aonde uma psicóloga quer chegar, discutindo sobre produtos farmacêuticos?' Ok, você tem toda razão! Não sou a pessoa mais adequada para discutir um assunto fora da minha área de formação. Medicamento é produzido pela indústria farmacêutica, indicado pela medicina, e contrai à sociedade avanços consistentes, no que diz respeito a sua finalidade. Psicologia não é Farmacologia, mas remédio é um conceito que merece ser revisto e apreciado de forma mais expandida, do que normalmente observamos e essa proposta inclui a visão psicológica do conceito.

Nesse caso, quero chamar atenção sobre o aspecto conceitual do remédio em forma de RE-CURSO, ou seja, REVER O CURSO. Essa convocação é carregada de um apelo interno que precisa ser despertado. Portanto, o melhor remédio para emagrecer é rever o curso da nossa própria história, da nossa própria escolha, do nosso próprio enfrentamento e, para tal, é necessário resgatar uma importante substância interna, capaz de movimentar nossas energias e determinar o novo rumo dessa convocação. Que substância é essa? Nada mais, nada menos, do que a RESPONSABILIDADE PESSOAL.

*Laura Cavalcanti é psicóloga com formação em Transtornos Alimentares e Obesidade, Psicoterapia Breve, Psicologia Hospitalar, Teoria e Clínica Psicanalítica, Análise Existencial e Relaxação Terapêutica.Criadora e fundadora do Projeto EMAGRECER DÓI? - Grupo de Apoio Emocional, que atende pacientes com dificuldade de emagrecimento.

Por Laura Cavalcanti, psicóloga*


redacao@bemleve.com.br 

bjs



Se vc gostou veja essa matéria aqui!  Fala sobre o incentivo que a família da quando alguém ta de dieta... acho que minha mãe e meu marido vão precisar ler isso....  vale a pena ler viu!  Não vou coipar aqui pra não virar blog de copias pq detesto... se tem no site é so ir lá e ler, alias recomendo o site tem muitos assuntos interessantes!

Flá
vi
a

5 comentários:

  1. adorei a mateira .. vo la ver o site... tb preciso imagrecer, mas ta dificil viu !!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Flavia!
    Entendo bem desse assunto, viu? Na teoria sei tudo, mas na prática...
    Comecei a tomar remédios (pela enésima vez) em agosto passado e consegui voltar a meu peso de antes da gravidez (detalhe que minha filha já está com 3 anos), não era muita coisa mas não saía de jeito nenhum!
    Agora o que tem me mantido na linha é a ginástica! Não tem jeito, o tempo passa, a idade vem e o negócio é se manter ativa!
    Para quem reclama de falta de tempo, faça como eu: das 6h30 às 8h da manhã!

    Bj

    ResponderExcluir
  3. Estou tentando também, e não é nada fácil. Eu falo em regime, daí marido chega todo dia com um doce diferente.Aí não dá, né? Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Flavitcha!
    Um milhão de anos depois, cá estou eu!
    Menina, a canjiquinha tá enrolada, viu? Aconteceram vários imprevistos nesses dias, que contribuíram muito para o atraso! Vou ver se conto tudo num post ainda! Mas, tá indo! E sua casa, mulher? Vai mostrando as evoluções, hein?
    Sobre dieta, já lí em várias matérias diferentes, que a parte psicológica influencia muito! Se vc está fazendo por obrigação, por problemas de saúde, tem muito mais chance de vc parar. A coisa é tentar não mudar seus hábitos de uma vez, radicalmente! O corpo sofre muito com isso, e o efeito acaba sendo o contrário!
    bj
    Paulinha
    Reformando Nosso Apê

    ResponderExcluir
  5. Olá, xará!

    Essa história de dieta tira nosso sono... também estou tentando.

    Na verdade não tem muito segredo. O negócio é comer direitinho e fazer exercícios. O resto é conversa...

    Disciplina... está é a palavra de ordem!

    Bjsss

    ResponderExcluir

Comenta!Comenta!Comenta!Comenta!Comenta!Comenta!Adoro receber comentários!